Disfunção Temporomandibular (DTM)

O termo refere-se ao sinais e sintomas que prejudicam a musculatura de mastigação e a articulação temporomandibular (ATM). Existem três tipos principais: a muscular, que ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão; a articular, que pode se dar tanto por uma sobrecarga da articulação, quanto por traumas ou até doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatoide; e a mista, aquela que une os distúrbios musculares e articulares.

Não existe uma causa específica. No entanto, existem fatores que aumentam o risco de desenvolver a disfunção, como, trauma, estresse emocional, apertar os dentes durante o dia e a noite, roer unhas e mascar chiclete e até predisposição genética para dores crônicas, dentre outros.

Os danos causados pela disfunção temporomandibular são muitos, porém os mais comuns são: dores de cabeça, no pescoço, no ouvido e na face; dificuldade para abrir e fechar a boca com ruídos ao fazer esse movimento.

O profissional responsável por identificar um quadro de DTM é o dentista, por meio de uma conversa como o paciente e exames clínicos, como palpação da musculatura e da articulação e detecção de ruídos. Apesar de não ter cura, os tratamentos nos dias atuais possuem excelentes resultados. Esses tratamentos são: placa de mordida, fisioterapia, fonoaudiólogos, medicamentos, acupuntura e cirurgia.

Quem tem dor crônica precisa evitar tudo que sobrecarregue a musculatura e a articulação mandibular. Por isso, procure não apertar os dentes durante o dia; tente não dormir de bruços, já que isso pode estirar os músculos da mandíbula e do pescoço; evite comer alimentos muitos duros; e mantenha a boa postura de cabeça, pescoço e costas, pois isso ajudará a relaxar os músculos do sistema mastigatório.

Vamos conversar mais sobre isso? Entre em contato com a gente através do WhatsApp!!!

Posts Relacionados

A carga imediata é um procedimento que em apenas 72 horas (três dias), realiza-se a colocação dos implantes e a instalação de um prótese totalmente fixa e altamente estética. No entanto, é preciso uma avaliação bastante criteriosa e alguns exames de imagens para garantir um sorriso com total conforto, eficiência e segurança.

Clique Aqui
Olá, quer conversar?
Olá, vamos agendar uma avaliação?